PERCURSOS PEDESTRES

Experimente e deixe-se render

Vale do Tedo

Tipo de Percurso: cerca de 13,2 Km

Pontos de Percurso: Granja do Tedo, Ribeira de Goujoim, Pinheiros, Vale de Figueira

Dificuldade: Fácil, acessível a todos

Ligações: GR14 "Rota dos Vinhos da Europa"

O PR1 – Vale do Tedo é um percurso pedestre de pequena rota que se inicia na Granja do Tedo sobe a Vale de Figueira, inicialmente por um caminho de calçada até à EN 514. Atravessada esta, continua por um caminho agrícola aparecendo ao lado esquerdo do caminhante um frondoso vale onde as hortas se misturam com pomares, sabugueiros e ramadas de vinha. Chegado a Vale de Figueira visita-se esta localidade. Após a visita sobe-se por um estradão florestal até à serra (821m de altitude) passando-se de seguida por Corças, onde se inicia a descida para Pinheiros. Aqui, entre outros motivos, é de visitar as gravuras rupestres do Cabeço das Pombas.

Inicia-se depois a descida para vale do Tedo por um carreiro secular que desce serpenteando, passando pela quinta das Cruzes após a qual se toma uma bem conservada calçada até à Ribeira de Goujoim. Passada a ponte, junto ao cemitério, encontram-se as marcas do GR14 – “Rota dos Vinhos da Europa”, por onde o PR1 também decorre. Sobe-se ao longo do Rio Tedo – courelas (várzeas) amanhadas, os antigos banhos de D. Maria, sabugueiros, pomares, ramadas de vinha e, logo depois, a Granja do Tedo.

Vinhos da Europa

Tipo de Percurso: É linear e tem cerca de 16,5 Km

Pontos de Percurso: Goujoim, Granja do Tedo, Longa, Arcos, Sendim e Paço

Dificuldade: Média, alguns desníveis

Ligações: GR14 – troço concelho de Armamar e Pr1 "Vale do Tedo"

O GR14 chamava-se, até Agosto de 2002, Rota do Douro, sendo esta a denominação do percurso pedestre internacional que se iniciava na nascente do Douro e que o acompanhava até à foz. Já implantado e marcado em Espanha, até território de Salamanca, nunca saiu do papel em Portugal.

Após contactos com alguns municípios do Douro Sul, obteve a Federação Portuguesa de Campismo a vontade expressa de algumas autarquias em participarem neste projecto.

O troço concelhio de Tabuaço inicia-se nas extremas do concelho, vindo de Goujoim, Armamar, passa pela Granja do Tedo, sobe por antiquíssimos caminhos às freguesias de Longa e Arcos e continua depois para Paço – Sendim – até ao rio Távora, onde faz ligação ao troço concelhio de São João da Pesqueira. Ao longo do caminho é possível observar não só um riquíssimo património edificado e natural, bem como a relação harmoniosa das populações com o seu meio.